Dados do Trabalho


Título

Reconstrução óssea de fratura explosiva de metacarpo com transferência metatarsal em bloco

Introdução e objetivo

Fratura do metacarpo e falanges correspondem a 18% de todas as fraturas abaixo do cotovelo. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para o tratamento dessas lesões de acordo com sua classificação. Não há consenso sobre o melhor tratamento cirúrgico. Casos com destruição metacarpal que necessitem de enxertia óssea, uma opção é a ressecção metatarsal. O objetivo deste trabalho é apresentar este tratamento cirúrgico realizado em um caso de fratura exposta fragmentada de metacarpo.

Material e Método

O presente caso é prospectivo e descritivo, na qual analisa as intervenções clínico-cirúrgicas de um caso em fratura grave de MTC.

Resultados

I.M.C., caucasiana, feminina, 44 anos, depressiva, com mão direita dominante, assistente social, foi vítima de um disparo por arma de fogo resultando em fratura fragmentada articular do 4º MTC direito (cabeça até 1/3 proximal da diáfise) com perda óssea considerável. A técnica empregada envolveu limpeza cirúrgica ampla, exérese de fragmentos fraturados, instalação de EMNV de 3º metatarso ipsilateral com placa de Mini fragmento LCP 1,5mm e reparo de estruturas locorregionais estabilizadoras da articulação MCF do 3º dígito. Radiograficamente no pós-operatórias de 21 dias confirmaram a integração do enxerto. Clinicamente evoluiu com síndrome complexa de dor regional (SCDR) tipo I, que inicialmente dificultou a mobilidade, entretanto apresentou uma recuperação funcional satisfatória com progresso notável do ponto de vista funcional e estético após instituir um tratamento adequado da SCDR e do quadro depressivo.

Discussão

O uso de enxerto metatarsal tem se mostrado uma opção viável para reconstrução osteoarticular em casos de destruição metacarpal extensa. Este método foi aplicado com sucesso em outros contextos, incluindo ressecções de tumores benignos do MTC, com resultados funcionais benéficos reportados em estudos na Índia.

Conclusões

A ressecção metatarsal se mostra uma alternativa promissora e viável à enxertia ilíaca em fraturas metacarpais severas. Este método não só preserva a anatomia local, como também oferece resultados estéticos e funcionais favoráveis. É importante ressaltar que, embora este caso apresente resultados positivos, são necessários mais estudos para confirmar a eficácia deste tratamento em um espectro mais amplo de casos de traumatologia. Assim, futuras investigações são essenciais para ampliar as indicações dessa técnica.

Área

Clínico

Instituições

Hospital da restauração - Pernambuco - Brasil

Autores

MARIA EDUARDA VALADARES SANTOS LINS VALADARES, THIAGO AUGUSTO FERRAZ LOPES FERRAZ, RICARDO BARRETO MONTEIRO DOS SANTOS MONTEIRO, FELIPE ALVES DO MONTE, MARCELO RICARDO PAIVA CRISANTO