Dados do Trabalho
Título
TRATAMENTO CIRURGICO DA FRATURA DA DIAFISE DOS METACARPOS COM A UTILIZAÇAO DE PARAFUSO INTRAMEDULAR
Introdução e objetivo
Existem poucos trabalhos descritos utilizando o parafuso intramedular no tratamento das fraturas diafisárias dos metacarpais, sendo assim nosso objetivo é avaliar os resultados radiológicos e funcionais da fixação intramedular das fraturas dos ossos metacarpais diafisárias com parafusos de compressão.
Material e Método
Este é um estudo prospectivo e analítico com 14 pacientes com diagnóstico de fratura diafisária dos ossos metacarpais da mão.Os pacientes iniciaram reabilitação precoce e foram avaliados quanto ao retorno precoce as atividades habituais, ADM, dor, e avaliação radiológica. A idade média foi de 27 anos e o dedo mais acometido foi o quinto dedo da mão dominante.
Resultados
A idade média foi de 27 anos (mínimo de 17 e máximo de 56) e o dedo mais acometido foi o quinto dedo da mão dominante (8/14). Em relação ao parâmetro de dor houve melhora significativa em todos os pacientes pela escala VAS, do resultado final comparado ao pré-operatório. O tipo de fratura (transversa ou oblíqua curta) não teve correlação estatística com nenhum resultado quantitativo avaliado: idade, ADM final, retorno ao trabalho e dor. Os pacientes com fraturas do tipo oblíquas tiveram uma média de retorno as atividades de 17,5 dias. Já os pacientes com fraturas transversas 25,5 dias, porém essa diferença não foi significante estatisticamente (P-valor > nível de significância de 5%).
Em relação a ADM da articulação metacarpofalângica, quando comparado ao lado contralateral, em 3 pacientes houve déficit de mais de 20 % de ADM após consolidação radiográfica.
Em 10 dos 14 casos, os pacientes retornaram para as atividades de vida diária e laboral antes da consolidação radiográfica, porém, não foi encontrado nenhuma correlação estatística entre o retorno precoce e as variáveis avaliadas: idade, dor, ADM ou tipo de fratura
Discussão
A fixação com parafuso intramedular retrógrado é uma técnica mais recente que permite uma fixação mais estável e, portanto, uma mobilização precoce com maior segurança, porém a literatura descreve essa técnica para as fraturas do colo dos ossos metacarpais. Nosso trabalho descreve a técnica com parafuso para as fraturas diafisárias, ela é realizada de forma percutânea e sem exposição do material de síntese.
Conclusões
O tratamento das fraturas diafisárias dos ossos metacarpais, do tipo transversa e oblíqua curtas, com parafuso intramedular apresenta técnica segura e confiável com bons resultados funcionais. Houve consolidação radiológica em todos os casos.
Área
Clínico
Instituições
Hospital NS Pari - São Paulo - Brasil, Puc de Campinas - Sergipe - Brasil
Autores
SAMUEL SAMUEL RIBAK, JOÃO RAFAEL FERNANDES DENARDI