Dados do Trabalho


Título

PARALISIA DO NERVO FIBULAR CAUSADA POR CISTO SINOVIAL: UMA INFREQUENTE CAUSA DA SINDROME DO PE CAIDO.

Introdução e objetivo

A Síndrome do Pé Caído corresponde a inabilidade de realizar a dorso-flexão do tornozelo e tem como frequente causa a compressão do nervo fibular. O curso deste nervo na região posterior do joelho e sua projeção ao redor da cabeça da Fíbula o predispõe a neuropatias compressivas. Cistos Sinoviais são tumores benignos de partes moles com origem em articulações sinoviais, especialmente localizados na região dorsal do punho e na fossa poplítea. Estes cistos geralmente são assintomáticos a menos que provoquem compressão de estruturas, como tendões e nervos periféricos. Neste artigo, reportamos um caso de Síndrome do Pé Caído como decorrência de compressão do nervo fibular por um cisto sinovial da articulação tíbio-fibular proximal.

Material e Método

No presente relato, descrevemos o caso de Síndrome do Pé Caído provocada por cisto sinovial na articulação tíbio-fibular proximal, assim como as etapas de diagnóstico, planejamento, tratamento cirúrgico e evolução.

Resultados

Paciente feminina, 20 anos de idade, apresentava há 1 mês dor em região lateral da perna direita e fraqueza progressiva, evoluindo com inabilidade de realizar o movimento de dorso-flexão do tornozelo e dos dedos do pé.
Ressonância nuclear magnética (RNM) e eletroneuromiografia (ENMG) foram realizados. A RNM não demonstrou nenhuma massa, cisto, líquido ou tumoração e a ENMG evidenciou uma lesão aguda muito grave do nervo fibular comum direito na região topográfica da cabeça da fíbula, predominantemente mielínica porém com importante perda axonal associada.
Procedeu-se a exploração cirúrgica para exploração, diagnóstico e tratamento da causa da Síndrome do Pé Caído. Intra-operatoriamente identificou-se um cisto sinovial com origem na articulação tíbio-fibular proximal que infiltrava e comprimia o nervo fibular comum, provocando dissociação de suas fibras. Ressecção meticulosa sob magnificação foi realizada.

Discussão

A Síndrome do Pé Caído geralmente inicia com sintomas inespecíficos como dor na região lateral da perna e edema discreto, tornando o seu diagnóstico difícil antes de que o quadro evolua para déficit motor. O diagnóstico pode ser realizado através de exames de imagem e confirmado através da exploração cirúrgica.
A grande maioria dos casos são bem resolvidos após a remoção cirúrgica do cisto

Conclusões

Síndromes neuro compressivas provocadas por cistos sinoviais são entidades raras especialmente no membro inferior. Diversas são as causas de paralisia do nervo fibular e neste relato apresentamos um caso associado a cisto sinovial.

Área

Clínico

Instituições

IOT PASSO FUNDO - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ANTONIO LOURENÇO SEVERO, MARCELO BARRETO DE LEMOS, GABRIEL IFRAN, VANESSA PELICIOLI, DIEGO FINAMOR NASCIMENTO